TODO EMPREENDEDOR TEM POR OBJETIVO TRANSFORMAR SEU NEGÓCIO EM PRÓSPERO E COMPETITIVO. MAS NEM SEMPRE ISSO ACONTECE. PORQUE?

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A falta de alguns elementos fundamentais como dedicação, esforço, comprometimento, comunicação clara e assertiva, trabalho integrado e propósito podem tirar seu negócio do trilho e aumentar consideravelmente as chances de declínio, e inclusive a falência. Abaixo você confere alguns motivos relevantes que direcionam um negócio para este caminho incerto e desafiador.

1. Não ter uma audiência antes de iniciar o negócio, ou seja, não analisar o mercado e verificar se aqueles produtos que a sua empresa vai ofertar ao seu público-alvo é de desejo deles, se sim, isso lhe trará algum diferencial, ou se será apenas mais um entre muitos outros.

2. Iniciar um negócio sem recursos, ou seja, iniciar de fato sem dinheiro. Quando você faz investimentos ruins, quando investe mal os recursos financeiros da sua empresa, ou quando não investe em redução de custos, por exemplo, pode acabar ficando descapitalizado e não ter como sustentar e fazer com que o seu negócio se mantenha de portas abertas.

3. Não possuir parceiros e profissionais capacitados para te acompanhar. Pessoas são diferenciais competitivos. O comportamento humano, inteligência emocional e formação específica com mentalidade generalista fazem muita diferença. Sem estas conexões a jornada empreendedora se torna ainda mais complicada de ser percorrida.

4. Ignorar o mercado, bahhh! Aqui é extremamente necessário estar atento a todos os movimentos que o mercado no qual a sua empresa está inserida faz. Analisar tendências e ficar de olho em cada passo que seus concorrentes dão, são formas eficazes de se manter sempre atualizado e um passo à frente da concorrência. Uma ferramenta fantástica para aproximar você do mercado é a pesquisa, ela envolve. Não ouvir o que o mercado quer, também pode levar seu negócio a falência.

5. Não investir em marketing. As ferramentas de marketing são fundamentais para qualquer negócio se posicionar e destacar no mercado. Atualmente as estratégias de marketing são imprescindíveis pois abrem o mercado para uma empresa por meio de estratégias hábeis que fortalecem e elevam os negócios, aumentando as chances de você aparecer para seu público-alvo diminuem consideravelmente, o que pode causar danos irreversíveis no futuro.

6. Falta de comunicação assertiva. A comunicação é um dos principais problemas enfrentados pelos mais diversos tipos de empresas, independentemente de seu porte ou segmento. Quando ela não é assertiva, ou seja, quando existem ruídos entre o que é dito e o que é compreendido, pode causar danos irreversíveis.

7. Não investir em inovação e criatividade é uma grande falha do Empreendedor, economizar neste quesito nos dias atuais é se jogar das alturas sem paraquedas. Criatividade e inovação fazem parte da prosperidade do negócio. Atualmente é tão importante quanto as pessoas são para um negócio. Inovar e criar nem sempre exigem grandes investimentos.