Plano de Negócios ou Canvas, na dúvida o que usar?

propósito
As inteligências que conectam os Empreendedores
26 de outubro de 2017
Como um Plano de Negócios pode reestruturar seu negócio com foco em acelerar resultados?
29 de novembro de 2017
plano-de-negocios-canvas

Atualmente muito se discute a respeito destas duas ferramentas de gestão, entretanto, uma não substitui a outra. São ferramentas distintas, porém, que se completam. A utilização do Canvas ou Plano de Negócios vai depender do seu modelo de negócio e principalmente do estágio, no ciclo de vida em que seu negócio se encontra. Os negócios passam por três fases fundamentais no ciclo de vida, inicia o primeiro estágio focado nas ações empreendedoras, a motivação empreendedora é o sinal de que o negócio está vivo, o empreendedor é o combustível do empreendimento, e neste contexto a organização caminha por um período de até dois anos. Passando esta fase, inicia-se o segundo estágio, onde as ações empreendedoras são fundamentais, porém, necessita da gestão, ou seja, empreendedorismo + gestão para fazer o negócio acontecer, esta fase perdura por um período até quatro anos, a partir deste momento, o negócio começa a criar uma mentalidade de crescimento e desenvolvimento e funções fundamentais direciona-me para a gestão + empreendedorismo. O empreendedorismo jamais pode afastar-se do negócio, porém, a importância oscila entre gestão + empreendedorismo de acordo com o estágio mencionado.

Neste contexto o negócio se adapta, reestrutura-se e desenvolve-se, porém, as ferramentas de gestão são imprescindíveis para crescer de forma planejada, organizada, com controle e foco integrado aos líderes visionários e impactantes que imprimem seu perfil na missão na organização.

Canvas ou plano de negócios dependem exclusivamente das necessidades do empreendedor ou do estágio do negócio ou ainda do modelo de negócio.