Como um Plano de Negócios pode reestruturar seu negócio com foco em acelerar resultados?

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Plano de Negócio é uma ferramenta completa é o rumo para os empreendedores na missão de empreender. É composto por etapas bem estruturadas que servirá de um guia prático para a reestruturação de seu negócio com foco nos resultados. Todo conteúdo desta metodologia foi cuidadosamente pesquisado, estudado e testado, pelo autor que utilizou a sala de aula como laboratório de experiências e obtive-se resultados muito significativos e contributivos para o empreendedorismo.

Muitas ideias foram mudadas, muitas empresas reestruturadas, e muitas decisões foram tomadas, a partir das experiências obtidas com esta ferramenta. E ela tornou-se completa com a oportunidade de transformar a gestão de seu negócio.

A ferramenta foi desenvolvida de forma simples para ser de fácil entendimento e acesso, distribuído em etapas, iniciando pela capa, que precisa ser atraente, movida pela primeira impressão, seguindo metodologia própria e identidade visual. Seguido por sumário tradicional de numeração de páginas e sumário executivo, que apresenta uma breve introdução do plano de negócios apresentado, ele deve ser atrativo aos olhos do público alvo de plano de negócios. Seguida pela etapa de Descrição do Projeto, na qual apresenta-se a história da empresa, a equipe empreendedores, com nomes, formação e experiência profissional, a equipe gerencial, desenhada por meio do organograma da empresa, equipe funcional, descrevendo as funções da estrutura, tempo de dedicação função e descrição das responsabilidades. Seguido da estrutura legal da empresa, contemplando razão social, natureza jurídica, ramo de atividade de acordo com o código CNAE – Cadastro Nacional de Atividade Empresarial. Por fim define-se a etapa de manutenção e registros, apresenta-se dados do escritório contábil responsável pela empresa e legislação especifica, que são as leis especificas de acordo com o ramo de atividade.

Na sequencia o Plano Estratégico, que apresenta o negócio, diagnóstico estratégico (missão, visão, valores), fator chave de sucesso, objetivos, metas, e análise de swot, forças e fraquezas (Strenghts e Weakness) e oportunidades e ameaças (Opportunities e Threats).

A etapa seguinte é constituída pelo plano de recursos humanos, que alinha as políticas de recursos humanos para o negócio, contemplando o diagnóstico de recursos humanos, políticas de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, processo de administração de pessoal, pesquisa de cultura e clima organizacional, avaliação de desempenho, higiene e segurança no trabalho, plano de cargos e salários e programa de responsabilidade social.

Plano de marketing é parte desta estrutura que contempla a análise mercadológica, constituída pela pesquisa de análise do setor, posicionamento, análise do consumidor/clientes, análise dos concorrentes e análise dos fornecedores e pela etapa de estratégia de marketing, que engloba o composto mercadológico: Produto, Preço, Praça (Ponto, Canais de Distribuição) e Propaganda e Promoção.

No plano operacional contempla-se o layout do empreendimento, maquinários, equipamentos e utilitários, fluxograma de funcionamento, software de gestão e programa de qualidade.

            Por fim, a etapa mais importante do plano de negócios: plano financeiro, composto pela análise dos cenários realista, otimista e pessimista, que contemplam faturamento, despesas ou gastos, demonstrativo dos resultados do exercício – DRE e fluxo de caixa. E pelos indicadores financeiros: ponto de equilíbrio, payback – tempo de retorno do investimento, lucratividade e o parecer final, que apresenta os resultados obtidos na construção do plano de negócios, indicando a viabilidade ou não do empreendimento.

Desta forma o empreendedor por meio do Plano de Negócios contribui enfaticamente para reestruturar seu negócio, pois permeia de forma detalhada em todas as áreas da organização. Corrigindo e prevenindo os fatores impeditivos de dificultam o desenvolvimento do negócio acelerando resultados e tem em mãos indicadores para tomada de decisão assertiva.